Direto ao Ponto...

Análise de Presença Online - Presença Online #05

“Análise de Presença Online” é o último de uma série de 5 artigos que publiquei sobre o assunto “Presença Online”, onde expliquei:

=> Introdução sobre Presença Online; (Publicado)

=> O que é Presença Online; (Publicado)

=> Qual a importância da Presença Online; (Publicado)

=> Como expandir a Presença Online(Publicado)

=> Análise de Presença Online; (ESSE ARTIGO)

Espero que todos esses conteúdos sejam úteis para vocês. Vamos começar?

CVO - ARTIGO - PRESENCA ONLINE 01

analise-de-presenca-online-1Esta é a hora de identificar todos os problemas do seu site!

A Análise de Presença Online é um relatório que possibilita descobrir os pontos positivos e negativos de um negócio e aponta os próximos passos para corrigí-los.

VOCÊ ESTÁ PRESENTE NA WEB?

Presença Online é um conjunto de fatores e esforços de uma empresa que ajuda a construir e fortalecer sua marca na web. Mas mais do que estar presente digitalmente, é preciso saber como atuar nos meios online para atingir seu público-alvo.

Alguns pontos a serem analisados:

=> Diagnóstico do site (se existente) – O site de sua empresa é uma ferramenta fundamental para se ter presença online. Ele deve possuir um layout agradável, que seja de fácil usabilidade para os visitantes. Ele também deve ser otimizado seguindo o padrão de otimização do Google, para conseguir uma boa posição nos resultados de busca. O visual de um site deve ser muito bem planejado. O site deve passar uma imagem de profissionalismo. Não adianta você criar uma site com cores extravagantes e muitos detalhes se o seu público-alvo se sente incomodado com isso. Sem dúvida ele não irá passar muito tempo em seu site, e ainda ficará com a imagem de que a sua empresa não é profissional.

=> Porque seu site tem poucas visitas – Caso o site tenha poucas visitas, analisamos quais os motivos que faz com que ele esteja nessa situação.

=> Sua empresa aparece nas buscas orgânicas? (sem pagar anúncios?) – A empresa é achada facilmente?  A empresa é achada quando se procura por expressões relevantes ao negócio chave dela?

=> É compatível para abrir em celular ou tablets? – Analisamos se o seu site é responsivo (se adapta-se a todos os tamanhos de tela e dispositivos móveis).

=> Seu site possui um blog ou área de notícias? – É fundamental que o seu site tenha conteúdo atrativo como estratégia para engajamento com seu público.

=> Abre rápido ou é lento para carregar – O tempo de carregamento de um site é um dos critérios para o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

=> Quantas páginas estão indexadas no Google – Monitoramento de quantas páginas já foram indexadas pelo mecanismo de busca e que pode ser encontrado pelo  público.

=> Existe algum bloqueio ou penalização – Verificação se existe alguma penalização ou bloqueio existente no site, dificultando as estratégias de posicionamento nos mecanismos de busca

=> O conteúdo é considerado duplicado – Verificação se existe duplicado com relação a diferentes domínios,  ou internamente no próprio site.

=> A estrutura HTML está otimizada – Verificação se estrutura HTML está correta para otimização SEO.

=> Quais palavras geram visitas orgânicas – Verificação de quais palavras-chave estão trazendo resultados para o site atualmente.

=> Como está o seu desempenho e dos seus concorrentes  – Verificação do desempenho atual do cliente e dos principais concorrentes.

=> O que você e eles estão fazendo de certo ou errado – Analisar estratégias acertivas e a melhorar no site do cliente e dos concorrentes.

=> Evitar e gerenciar crises de imagem – Verificar se há no momento crises de imagem e gerenciar com um plano de ação caso exista.

=> Desenvolver e aperfeiçoar produtos e serviços – Analisar produtos e serviços e buscar alternativas para aperfeiçoá-los para melhor lucratividade.

=> Planejar ações de comunicações e marketing – Analisar como é feito atualmente a comunicação e ações de marketing.

=> Localizar as pessoas mais influentes – Identificar pessoas ou mercados mais influentes para o negócio.

=> A organização utiliza um username e e-mail claro e padrão? – Verificar se há uma padronização e nomes claros que identifique a organização.

=> Há uma proposta clara na comunicação do público alvo? – Verificar como é feito a comunicação com o público alvo do produto ou serviço que a empresa oferece.

=> Qual estratégia destaca-se na comunicação? – Verificar o que está em destaque nessa comunicação (Conteúdo, serviço, entretenimento?)

=> Quais canais utilizar para atingir os seus clientes?  – Conheça os diferentes meios online que você pode utilizar para chegar ao seu público-alvo e se você está usando esses meios da forma correta. Em meio aos sites e perfis geridos pela organização, há a indicação evidente sobre a existência de um dos outros? Há a indicação de contatos como endereço, e-mail e telefone?

=> Há uma produção de conteúdos diferenciados, levando em consideração as especificidades de cada mídia? – Verificar se existe uma linha editorial definida e se há conteúdo específico para cada mídia.

=> Como a organização encoraja os internautas a acompanharem os seus conteúdos e participarem de suas ações? – Verificar quais as ações são feitas pela empresa para engajamento do público.

=> Quais espaços são abertos a participação e diálogo com o público? – Analisar se há canais de comunicação com o público e quais são.

=> Quais as estratégias de conversão usadas? – O que já existe atualmente para conversão? (Ex: assinatura newsletter)

=> Como a empresa está atualmente? – Qual o momento atual da empresa? Fluxo de caixa positivo ou negativo? Início ou estabilizada? Com muitos clientes ou com poucos clientes?

=> A relação empresa/mercado está equilibrada? – Analisar em termos de potencial, necessidades e expectativas. (Demanda x Oferta)

=> O que a empresa tem a oferecer ao mercado e a sociedade? – Analisar missão, visão e produto da empresa. (Diferenciais?)

=> Com quem a empresa concorre? Quem tira vendas da empresa? – Analisar concorrentes diretos e indiretos (mercados paralelos).

=> Para quem vende e/ou deve vender seus produtos e serviços? – Análise de público alvo e/ou novo público a ser segmentado.

=> Análise SWOT – Oportunidades e ameaças. Analisar pontos fortes, fracos. São perenes?

=> Seu conteúdo está aparecendo para o público? – Conteúdo de qualidade é a base quando se trata de Marketing Digital, consequentemente é fundamental para se ter uma boa presença online. Para chamar a atenção do seu público-alvo, você terá que oferecer conteúdo que seja útil para ele. Quando falamos de conteúdo isso inclui tanto texto quanto imagens atraentes. Oferecendo material informativo, útil e de qualidade, além da sua empresa atrair clientes potenciais, ela também irá fortalecer a sua presença online por ser reconhecida como uma empresa competente, que preza por qualidade e satisfação do cliente. Descubra quais os pontos-chave para que seu conteúdo seja encontrado pelo Google seja de graça ou pagando. Saiba o que é importante analisar dentro das métricas disponíveis.

=> As Redes Sociais – É preciso saber como a sua empresa está e como os concorrentes estão nas redes sociais. Será preciso observar se elas estão gerando resultado, se as publicações estão gerando curtidas, compartilhamentos, comentários, etc. Caso as suas redes sociais não estejam atingindo isso, será preciso que seja feita uma estratégia analisando o que está sendo feito de errado. As publicações de suas redes sociais devem atingir o seu público-alvo, e para conquistar isso é preciso que seja oferecido conteúdo interessante. Pode ser que a sua empresa não esteja alcançando esses resultados por não estar voltando as redes sociais para o público adequado.

=> Menções passivas – O que pode ser avaliado:

– Período (quando as menções foram feitas);

– Volume (Número de menções realizadas);

– Popularidade (Positivo, negativo e neutro);

– Emissor (Imprensa, funcionário, cliente, internauta comum, etc);

– Assunto (Produto, serviço, localização, etc);

– Número de compartilhamento (Número de tweets, curtir, etc);

– Visibilidade da mídia (PR, Nr.médio visitas na página, nr. seguidores, etc);

– Localização geográfica (Cidade/Estado onde menção foi obtida);

=> Outros dados que podem ser coletados:

– Existência e posição orgânica no ranking dos motores de busca

– Existência, posição e adequação dos link patrocinados exibidos;

– Existência e posição de marcação do Google Maps;

– Variedade de opções dos resultados (website, perfis/páginas em mídias socias, etc);

– Existência e posição em diferentes buscadores;

– Descrição do site nos resultados de busca;

– Frequência de atualização;

– Linkabilidade;

– Uso de palavras-chave;

A Análise de Presença Online é mais que um diagnóstico, é uma consultoria online que norteia o caminho para que você tenha um site de sucesso!

Com a Análise em mãos, quais os próximos passos?

A análise aponta todas as correções que devem ser realizadas em seu site, você tem 3 caminhos possíveis:

Opção 1

Você mesmo realiza as correções em seu site. Isso vai depender da sua disponibilidade de tempo e conhecimento técnico para fazer estas atividades.

Opção 2

Você possui uma equipe com Web Designers e Programadores com ótimos conhecimentos técnicos, porém precisam da Análise para nortear o trabalho.

Opção 3

Você contrata nossa consultoria que irá acompanhar as modificações  e melhorias a serem realizadas apontadas na Análise de Presença Online.

Solicite a Análise de Presença Online de seu negócio agora.

CVO - Consultoria Vendas Online - Luiz Hisayama

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Resumo do Artigo

O relatório de Análise de Presença Online aborda todos os principais pontos para que você tenha uma clara ideia da situação do seu negócio na Internet. Alguns pontos analisados:

=> Site (Estrutura de layout, SEO, conteúdo, comunicação, responsividade, tempo carregamento, bloqueios, páginas indexadas,

=> Redes Sociais (Quais redes está presente, como as utiliza e possibilidades de melhoria, concorrentes nas redes sociais, análise de menções)

=> Métricas (Visitas, posição orgânica, links patrocinados, frequência de atualização, linkabilidade)

=> Análise SWOT (Pontos fortes, pontos a melhorar, oportunidades e fraquezas). Análise de concorrentes, diferenciais de produto/serviço e análise de mercado

=> Ações de Marketing e engajamento, conversão, proposta de comunicação com público, estratégias utilizadas e análise de público alvo.

A Análise de Presença Online é mais que um diagnóstico, é uma consultoria online que norteia o caminho para que você tenha um site de sucesso!

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Como está a Presença Online do seu Negócio?

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